Diante da extraordinária violência que caracterizou a Segunda Guerra Mundial, a História relegou a um plano secundário a pilhagem e a destruição do patrimônio artístico dos países que sofreram a invasão ou a ocupação nazista. Afinal, qual dano imposto aos acervos do Louvre, a muitas catedrais barrocas e medievais, à arquitetura e ao urbanismo de cidades históricas de toda a Europa poderia ser comparado ao horror do Holocausto?
O desejo de conhecer melhor esse lado negligenciado da Segunda Guerra levou Lynn Nicholas a pesquisar em profundidade a violação de obras de arte no período do Terceiro Reich. Este livro, porém, oferece mais do que o relato completo e impressionante da destruição, do desaparecimento e da recuperação de muitas dessas obras. Europa saqueada reconstitui uma face fundamental do nazismo e do heroísmo de todos os que resistiram – e surpreenderá muitos leitores com a importância que a arte e a cultura tinham para os homens daquela época.
Lynn H. Nicholas nasceu em New London, no estado de Connecticut (EUA). Estudou nos Estados Unidos, na Espanha e na Inglaterra, onde se formou pela universidade de Oxford. Ao retornar aos Estados Unidos, trabalhou durante muitos anos na National Gallery of Art, em Washington. No início dos anos 80 morou na Bélgica, quando deu início às pesquisas que a levaram a escrever Europa saqueada, seu primeiro livro.
Europa Saqueada
O destino dos tesouros artísticos europeus no Terceiro Reich e na Segunda Guerra MundialLynn H. Nicholas
Tradução: Carlos Afonso Malferrari
Capa: Ettore Bottini
ISBN: 9788571646100
Acabamento: Brochura
Formato: 16 cm x 23 cm
544 Páginas